(11)

Mixagem

Gostou? compartilhe!

A mixagem é uma das etapas da produção fonográfica. Muitas pessoas acreditam que esse processo já caracteriza-se como a produção musical, porém não é bem assim. A mixagem tem como fundamento somar diversos arquivos de áudio, que são captados durante a produção dos conteúdos. Esses arquivos levam o nome de 'steams'. Portanto, o produtor musical reúne todos os arquivos steam, como, por exemplo: som da bateria, do baixo e do violino e coloca na mesma linha de tempo, promovendo a sincronização musical dos instrumentos. Podemos dizer que esse é o processo que simboliza todo o discurso que o artista tem em mente, sob o conceito da música que ele quer criar. Se você está iniciando uma carreira de músico ou produtor, tenha em mente que o processo de mixagem, apesar de ser realizado nos momentos finais da produção musical, precisa ser pensado desde o início, pois com isso você ganha em:

  • Harmonia musical;
  • Agilidade para gravação;
  • Estrutura para a produção;
  • Planejamento para o produto final;
  • Organização para a masterização.

Vale ressaltar que, apesar de serem feitas a compreensão e a equalização de áudios no decorrer da produção, isso não se caracteriza como uma mixagem. É claro que esse tipo de compreensão é fundamental repassar ao engenheiro de mixagem, porém é só nas mãos desse profissional que vai ocorrer a liberdade de criar os efeitos na música, para adequar ao ritmo proposto e, assim, finalizar toda a harmonia e sincronização desejada pelo artista.

Cavalo Estúdio: melhor mixagem para o seu som

Se você é um músico e quer gravar um projeto, consulte se o estúdio tem profissionais gabaritados para fornecer o melhor suporte na mixagem, como é o caso da Cavalo Estúdio, afinal isso vai enriquecer o seu trabalho! Saiba mais.